quarta-feira, 26 de março de 2014

NOVO RADAR METEOROLÓGICO NA SERRA DA FREITA


 NOVO RADAR METEOROLÓGICO DO NORTE CONSTRUIDO NA SERRA DA FREITA TERÁ UM MIRADOURO COM VISTA DO MAR À SERRA 

 
As previsões do tempo sairão de uma torre de 50 metros, no pico do Gralheiro, na serra da Freita, concelho de Arouca. Terá tecnologia mais moderna. Esta estrutura começa a funcionar já no próximo mês de junho e vai disponibilizar uma varanda a 40 metros do solo que servirá de miradouro.

Este novo e moderno radar meteorológico que irá cobrir a zona Norte será diferente do de Coruche e de Loulé. A tecnologia é mais moderna, conseguirá penetrar no oceano em cerca de 150 quilómetros, e no 10.º piso terá um miradouro para ver o mar, serras e cidades.
 
Os últimos retoques estão a ser dados na torre de 50 metros de altura, a 1100 metros de altitude, com redoma no topo e 13 pisos. Uma estrutura preparada para emitir um feixe de radiação num alcance de aproximadamente 300 quilómetros, desenvolver um padrão espacial da precipitação e medir com mais precisão a velocidade do vento. 
 
Seguem-se os testes experimentais e o radar de Arouca estará pronto a ser controlado remotamente, a partir do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Lisboa, em Junho de 2014. O que significa que o Norte dispensará as informações transmitidas pelos radares da Corunha, de Santander e de Valladolid, em Espanha, como hoje acontece. As actualizações da previsão serão feitas de dez em dez minutos e estarão disponíveis no site com essa periodicidade. O país fica assim com um terceiro radar a juntar aos localizados em Coruche e Loulé.
 
"O radar do Norte vai ser o melhor do país", garante o gestor do projecto, Sérgio Barbosa, do IPMA. Com tecnologia de ponta, um sistema de radar de polarização dupla que permite detectar alterações meteorológicas e hidrológicas, como fenómenos inesperados e aumento da intensidade da chuva. "Foi projectado para garantir o rastreio da atmosfera até cerca de 300 quilómetros de distância e conseguirá penetrar no oceano em cerca de 150 quilómetros". Além disso, dará uma mãozinha aos outros dois. "O radar de Arouca também vai avaliar o Centro e o Sul na precipitação e no vento", adianta o responsável, acrescentando que a tecnologia que será usada no Norte deverá um dia ser utilizada em Coruche e em Loulé. Em Arouca, cada um dos três pisos técnicos tem uma varanda exterior onde serão colocadas as antenas de comunicação. Tudo num investimento estimado em três milhões de euros - comparticipado a 85% por fundos comunitários.
 
Varanda a 40 metros

No radar de Arouca, aos 40 metros do solo, está uma varanda a toda a volta que permitirá ver o mar, toda a serra da Freita, mais as serras da Estrela e a serra da Marofa, em Figueira de Castelo Rodrigo - permitindo uma visão em toda a largura de Portugal - e várias cidades como o Porto e Aveiro. Uma varanda com uma perspectiva bastante generosa que se juntará ao roteiro do geoparque de Arouca. "Será um miradouro emblemático - uma espécie de miradouro de Portugal - e constituirá uma clara mais-valia para as pessoas que visitem o território", refere Artur Sá, coordenador científico do Arouca Geopark. "Este miradouro permitirá ver mais além, será um atractivo suplementar na oferta da região."
 
Houve quem visse no projecto do radar uma oportunidade. "Procurámos que não fosse apenas um investimento associado ao controlo atmosférico", adianta o presidente da Câmara de Arouca, Artur Neves. "Procurámos aliar um investimento relacionado com a protecção civil a um ponto de interesse educativo e cultural". Equipar a varanda de modo a se poder ver as estrelas é uma ideia que está em cima da mesa.
 
De relembrar também que, perto deste radar integrado no Arouca Geopark, mora a Casa das Pedras Parideiras - Centro de Interpretação, localizado na aldeia da Castanheira. Em novembro passado completou o seu primeiro aniversário.Mais de um ano depois, estão contabilizados 30 mil visitantes desde que as pedras prontas a parir passaram a ter um espaço próprio. Artur Neves estima que haverá mais 15 mil que não estarão registados. As visitas chegam de todo o país e do mundo - do Brasil, Angola, Suíça, Alemanha, França, Itália, Holanda, Inglaterra, Espanha e Noruega. "Está a ser um sucesso. Visitas diárias, muitas excursões, crianças, idosos e visitantes em nome individual", concluiu o autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário